segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lula: aumento do desemprego pode causar convulsão social






TERRA - O presidente Luís Inácio Lula da Silva, em seu primeiro evento público de 2009, a abertura da feira internacional de calçados Couromoda, observou nesta segunda-feira que os países emergentes provaram seriedade ao mundo desenvolvido e afirmou que "essa crise não pode durar muito tempo sob o risco de uma convulsão social", se referindo ao aumento nas taxas de desemprego do País.
Mesmo assim, Lula iniciou discurso com otimismo e informou que o Brasil vai privilegiar, no início deste ano, os gastos nos investimentos e cortar o que for possível nos custos.
Segundo ele, a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não pode permitir a paralisação de nenhuma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
- Não faltará dinheiro para investimento, agora é a hora de o Estado provar que pode cumprir seu papel - disse.
Ele afirmou ainda aos empresários do setor de calçados: "temos que construir 2009, muita gente fala que parece que eu gosto da crise, mas não é isso. Se o Brasil se preparar bem, quando o crescimento for retomado, levaremos o jogo".
O presidente do País também respondeu a algumas críticas.
- Tem gente que não gosta desse meu otimismo. Sou brasileiro, corintiano, católico e presidente do País, não tem como não ser.
Ainda sobre os investimentos, Lula afirmou que "este ano temos que tomar a iniciativa de fazer a roda gigante girar, senão a crise corre o risco de ser ainda mais forte".
Em relação à situação dos Estados Unidos com a crise financeira, ele considera que o presidente eleito Barack Obama está "com um pepino muito grande nas mãos, por isso não pode perder tempo".
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: