quarta-feira, 30 de maio de 2012

Site mostra documentos da ditadura militar

Os arquivos da ditadura militar (1964-85) estarão disponibilizados a partir do dia 17 de junho pelo Arquivo Nacional. É uma das consequências da Lei de Acesso, sancionada recentemente pela Presidência da República.
Até lá, no entanto, quem tiver curiosidade pode acessar parte da documentação visitando o site http://www.documentosrevelados.com.br/.
Ele é editado pelo jornalista Aluízio Palmar, "um sobrevivente da mortalidade infantil, das doenças da infância, da morte prematura pelos arroubos da juventude, das torturas sofridas durante a ditadura civil-militar de 64, do trânsito, das violências de todo tipo e das balas perdidas".
Aluízio conta que resolveu criar o site e "digitalizar a papelada" depois de "passar anos vasculhando, juntando informes, prontuários,relatórios e outros papéis produzidos pelos órgãos de espionagem e repressão da ditadura civil-militar".
E faz um alerta: "É preciso olhar esses documentos com visão crítica , pois nesses escritos há tanto informações como contra-informações, verdades e mentiras."
O site possui uma vasta coleção de recortes de jornais, fotos, vídeos e muitos documentos produzidos pelos aparelhos de repressão.

Nenhum comentário: