quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nome de Filinto Müller será retirado de ala no Senado


De Brasília
Márcia Xavier, pelo Vermelho

O Senado deu o primeiro passo para retirar de uma de suas alas o nome de Filinto Müller, ex-senador que foi chefe de polícia do governo de Getúlio Vargas e responsável pela deportação da judia Olga Benário, militante comunista, para um campo de concentração nazista na Alemanha, onde foi executada em 1942. A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto que troca o nome da ala, mas não indicou substituto. A decisão final sobre o projeto será da Mesa Diretora do Senado.

Autor do projeto, o PT sugeriu o nome de Luiz Carlos Prestes, mas, por resistência de alguns senadores, o texto foi aprovado sem a indicação do futuro nome do espaço. Defensora do nome de Prestes, a senadora Ana Rita (PT-ES) disse que o Senado deveria aprovar o projeto especialmente quando o Brasil "se empenha em esclarecer os fatos obscuros que mancham a história da democracia no país".

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou que já apresentou projeto denominando Senador Luiz Carlos Prestes o espaço do complexo arquitetônico do Senado Federal, que dá acesso às Alas Senador Tancredo Neves e Senador Teotônio Vilela. O Espaço Senador Luiz Carlos Prestes poderá ser utilizado para exposições e outras manifestações de caráter cultural.

Simbologia própria

No local devem ser colocados o a identificação Espaço Senador Luiz Carlos Prestes, em destaque similar ao conferido às denominações das atuais Alas do Senado Federal e o busto do homenageado, sobre pedestal, com placa identificadora.

Segundo Inácio Arruda, a destinação do espaço físico na área de acesso às Alas Senador Tancredo Neves e Senador Teotônio Vilela e ao auditório Petrônio Portela, possui uma simbologia própria, que se coaduna com o ideário político-ideológico do homenageado. “Consiste em um ponto de convergência e de distribuição de pessoas, tal como as praças em qualquer cidade, espaços abertos a todos para a convivência social e para a circulação de pessoas, sem qualquer espécie de discriminação e de cerceamento”.

O senador disse ainda que “a homenagem que se objetiva prestar a Luiz Carlos Prestes consagra, precipuamente, um dos exparlamentares que mais se identificaram com a construção de um país livre, voltado para a integração de seus membros, por meio do rompimento de qualquer forma de desigualdade e em benefício da plena convivência e do bem-estar social”.


Nenhum comentário: