quinta-feira, 12 de julho de 2012

Demóstenes é apenas o começo

A cassação do senador Demóstenes Torres faz parte apenas do começo dos mais importantes desdobramentos políticos desencadeados pela Operação Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A primeira grande iniciativa política foi justamente a criação da CPMI que vem investigando as relações do contraventor com agentes políticos.Se por um lado Demóstenes era o principal braço político de Cachoeira dentro do Parlamento nacional, de outro ele era somente, até aqui, a ponta mais visível. Há outros, dentro e fora do Congresso Nacional, mais exatamente na Praça dos Três poderes, nos palácios e parlamentos estaduais e municipais pelo Brasil afora, especialmente no Centro-Oeste.
A rede montada por Cachoeira não deixou imune nem mesmo a imprensa. E talvez por conta de parte dela, mas notadamente a revista Veja, o poder da quadrilha tenha prevalecido durante pelo quase uma década. Chantagem e ameaça pura e simples pontuaram reportagens que parcela considerável da sociedade levaram e ainda levam a sério.
Foi curioso observar algumas análises pouco antes e imediatamente após a cassação do senador goiano. Muitos insistem ainda que a CPMI não vai dar em nada e que sua motivação seria política. Fala-se até em vingança dos petistas por causa do julgamento do mensalão. Chega-se ao absurdo de dizer que a cassação de Demóstenes faz parte desta vingança.
Há um pavor em certos setores políticos quanto aos desdobramentos da CPMI do Cachoeira. Ela vai aprofundar nesse submundo capitaneado pelo bicheiro e suas relações dentro de fora de governos. Aguardem os próximos Demóstenes.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

O cara que vai ocupar o lugar de Demóstenes Torres no Senado é ex-marido da atual mulher de Carlinhos Cachoeira. Portanto, continua tudo em casa!