segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FHC: senil ou imbecil?

Se tivesse grandeza, FHC poderia ter ficado sem essa porrada 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso levou da presidente Dilma um cruzado de esquerda no queixo na tarde desta segunda-feira (3).

Em resposta a artigo de FHC publicado no domingo nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em que o ex-presidente afirma que ela recebeu uma herança maldita de Lula, Dilma foi na jugular: “Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.”

Só aqui já teria dito tudo. Mas afirmação é parte de nota assinada pela presidente da República em que enquadra FHC, lembrando que ela recebeu de Lula “uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes” e “um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes”.

A afirmação de FHC embute uma curiosidade que passou a me perseguir desde que fiquei sabendo de seu artigo ainda no domingo.

FHC passou os oito anos do governo de Lula fomentando, com a ajuda da imprensa golpista tucana e seus colunistas amestrados, que o sucesso da administração do petista seria mérito da herança “bendita” deixada pelo ex-presidente tucano, especialmente em relação à política econômica.

O martelar desse mantra por oito longos anos, que era frequente até depois de Dilma Rousseff assumir, levou muita gente bem intencionada a embarcar na cantilena. E criou-se quase um senso comum nos meios oposicionistas e entre os desavisados.

Agora, eis que de repente o próprio FHC desmonta a sua tese. Ao afirmar que Dilma herdou a herança maldita de Lula, FHC acaba dizendo que Dilma herdou a herança de sua herança.

Confuso? Sim, aparentemente. Mas somente incompreensível para quem ainda não entendeu que FHC é ele próprio uma confusão. Desde o “esqueçam o que escrevi” vem demonstrando esse comportamento.

Estaria o ex-presidente tucano senil ou imbecil? Ou seriam as duas coisas?

Confira a íntegra da nota de Dilma:

“Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.

Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.

Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olhos no futuro.”

Nenhum comentário: