segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Seminário discutirá Educação e as relações étnico-raciais nas escolas do Distrito Federal

A Coordenação de Educação em Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal realiza nesta terça-feira (25.09) o I Seminário de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O evento, que acontecerá das 8h30, às 17 horas, tem como tema central a Implementação do Plano Distrital das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais.

Literatura e História e Cultura Afro-Brasileira também é outro tema que estará em debate. Os temas estão inseridos no contexto do cumprimento da Lei 10.639/2003, que trata da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Eu tenho acompanhado de perto o esforço das integrantes da Coordenação de Educação em Diversidade, especialmente de seu Núcleo de Atendimento à Diversidade étnico-racial, para encaminhar tais questões no âmbito das escolas. Sei das dificuldades que elas enfrentam para levar esta discussão dentro do ambiente escolar. Por isso, penso que o movimento negro precisa conhecer e apoiar o trabalho desta Coordenação.

Confira texto explicativo do folder do seminário:

“As reflexões sobre o racismo e a igualdade racial constituem-se em desafios para a construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial. Cada vez mais tornam-se evidentes as desigualdades e, consequentemente, o debate público se intensifica, assim como as iniciativas governamentais para garantir a igualdade de direitos e a justiça social.

Diante desse contexto, em 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal instituiu, em 12 de dezembro, a Coordenação de Educação em Diversidade - CEDIV, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica – SUBEB. Seu principal intuito é fomentar nas instituições de ensino público do Distrito Federal, em articulação com outros órgãos governamentais e não governamentais, políticas públicas de inclusão educacional das populações historicamente excluídas do processo educacional brasileiro.

Essa Coordenação, em consonância com as determinações legais do Art. 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional—LDB (Lei nº 10.639/2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, realiza o I Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais da SEDF.

A ocorrência deste seminário corrobora para que seja cumprida uma das metas do Plano Nacional de Implementação das citadas DCN, que estabelece que Estados, Municípios e Distrito Federal elaborem seus próprios planos.”

Confira a programação:

8h30 – Recepção (lanche) e credenciamento
9h – Abertura - Apresentação Cultural
9h15 - Mesa de Abertura
Representante da Secretaria de Estado de Educação — SEEDF
Representante da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial no Distrito Federal – SEPIR-DF
Representante da Fundação Cultura Palmares
Coordenação da mesa: Coordenação de Educação em Diversidade —CEDIV/SUBEB/SEEDF
9h30 – Mesa-redonda I – Implementação do Plano Distrital das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
Prof.ª Ana José Marques (Coordenadora de Educação em Diversidade)
Prof.ª Dr.ª Renísia Cristina Garcia Filice (FE/UnB)
Coord.: Prof.ª Renata Peixoto Parreira (Chefe do Núcleo de Atendimento à Diversidade Étnico-Racial)
10h30 – Debate
12h - Intervalo para almoço
14h – Credenciamento
14h15 – Apresentação Cultural
14h30 – Mesa-Redonda II - Literatura e História e Cultura Afro-Brasileira
Lúcia Helena de Sá (Presidenta da Casa Agostinho da Silva)
Heloísa Pires Lima (Escritora de obras literárias afro-brasileiras)
Madu Costa (Escritora de obras literárias afro-brasileiras)
Sônia Maria Soares dos Reis (Gerente da Gerência de Bibliotecas e Vídeos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEDF)
16h – Debate
16h30 - Lanche
17h - Lançamento de livros
Encerramento

Nenhum comentário: