quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Educação sob o olhar da criança

Enquanto a campanha eleitoral pega fogo em Cuiabá, às vésperas da eleição um importante evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) devia merecer a atenção de candidatos e eleitores.
Trata-se do Seminário de Educação (Semiedu), cujo tema deste ano é “Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis – entre a sujeição e as possibilidades criativas”.
"A ideia é inverter os debates e discutir a educação a partir do olhar da criança", diz release da amiga e colega jornalista Adriana Nascimento, assessora de imprensa do evento por meio da sua Fruthus Comunicação.
Confira abaixo:

Seminário Educação 2012 discute as ‘Crianças azuis’
Da assessoria

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, mais do que brinquedos os adultos devem encontrar meios de lhes garantir visibilidade social, cívica e científica através de atitudes baseadas na imagem das crianças como sujeitos de cultura e de direito. Pensando assim é que, há 20 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) discutem temas ligados à infância dentro do Seminário de Educação (Semiedu), que, este ano, acontece entre 4 e 7 de novembro com o tema: “Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis – entre a sujeição e as possibilidades criativas”. A ideia é inverter os debates e discutir a educação a partir do olhar da criança e não apenas pela perspectiva do educador.

Para pensar o estatuto social das crianças nas sociedades pesquisadores escolheram a imagem de ‘crianças azuis’. Conforme explicam os coordenadores do evento, Daniela Freire, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN) e o professor Cleomar Ferreira Gomes, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Corporeidade e a Ludicidade (GPECOL), o Semiedu 2012 inspira-se na metáfora do olhar de ave – ideia do poeta cuiabano Manoel de Barros, que diz ser ‘aquele capaz de perceber crianças azuis nas crianças coisificadas das instituições e fora delas. O qual  anuncia que crianças coisificadas não querem ser vistas de forma razoável, querem um olhar de azul, um simples olhar com mais atenção!’.

“Esta inspiração do Semiedu 2012 se dedica a promover lugares acadêmicos e culturais que acenem para a visibilidade das crianças nas sociedades adultas, mais especificamente nos contextos educacionais e de pesquisa”, comentam.

O evento contará com participações de especialistas na área vindos da Argentina, Suécia, Dinamarca, Portugal e Alemanha, além de importantes referências das mais diferentes universidades brasileiras.

Os objetivos do seminário são:
- socializar questões relacionadas às pesquisas e experiências inovadoras situadas no âmbito de temáticas sobre a infância, crianças e suas inscrições na cultura, possibilitando a divulgação de teses, dissertações e outros tipos de pesquisas na área com vistas a contribuir no âmbito da formação de professores;
- debater sobre a pluralidade das crianças como sujeitos inscritos nas mais diferentes variáveis socioculturais, agentes sociais ativos e criativos que produzem culturas infantis enquanto simultaneamente, contribuem para a produção das sociedades adultas; - ampliar o debate em torno de pesquisas com crianças tomando-as como co-partícipes do processo de investigação e;
- promover novos mecanismos de intercâmbio e cooperação entre grupos de pesquisas e educadores na área de educação, valorizando o diálogo com as múltiplas possibilidades de pesquisas, aprofundando a compreensão sobre a complexidade dos saberes e fazeres infantis.

Parceiros

O evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Curso de Especialização em Educação Infantil da UFMT, Secretaria de Educação e de Cultura do Estado de Mato Grosso (Seduc/SEC), Secretaria Municipal de Educação/Cuiabá (SME/Cuiabá), Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância da Universidade Federal Fluminense (Grupegi/UFF), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Conselho Regional de Psicologia (CRP18MT), Casa de Cultura Silva Freire, Centro Internacional de Estudo em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ED) e Colégio Ibero-Americano (CIA). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Toda a programação do evento pode ser acessada no http://www.ie.ufmt.br/semiedu2012/ .

Adriana Nascimento/Fernando Martins
Fruthus Comunicação
8139-1924/9664-6696

Nenhum comentário: