segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bruna Surfistinha me persegue


Descobri, faz umas três semanas, por meio do Julio, um amigo de Sobradinho: “João, tem uma postagem no seu blog sobre a Bruna Surfistinha que linca para um texto do Luis Nassif”. Ele se referia a uma abordagem que fiz, lá atrás, em março de 2011, sobre o filme da famosa ex-garota de programa, mas que postei lincando errado e acabou remetendo para uma das sempre ótimas análises do jornalista paulista-mineiro.

Fui lá, consertei o erro e desde então a Bruna Surfistinha vive me perseguindo, ocupando o topo das “Postagens populares”. Como isto ocorreu com um texto de mais de um ano e quatro meses antes? Fiquei intrigado. Quis retirar o post da Bruna da lista de postagens, para que ela saísse dali, de lugar tão nobre na página inicial.

Me incomodava a foto da Déborah Secco, no papel da Bruna, com os braços cobrindo os seios. Como também me incomodou muito aquela foto da Carolina Dieckmann no post do artigo da jornalista Leila Cordeiro sobre o suposto oportunismo dela  no filme. Depois pensei: se está lá insistentemente é porque tem muita gente acessando. Devo respeitar meus leitores.

Mas a intriga permaneceu em mim. Então, fui lá, nas estatísticas do blog, e descobri na origem de tráfego que o texto “Bruna Surfistinha é cinema de qualidade” vinha em de acessos, em sua maioria, do Google. Se vem daí, significa pesquisa. Ou seja, tem muita gente pesquisando alguma coisa de Bruna Surfistinha e, nesses levantamentos, acabam chegando ao meu texto. Fiquei feliz de saber que meu blog está lá, pois se está é porque o número de acessos vem aumentando, como se comprova pelas estatísticas: até maio tive apenas 7.644 visualizações de páginas; em junho foram 12.745 e este mês já chegou a 8.349.

Pelo visto, Bruna Surfistinha e Carolina Dieckmann estão me dando audiência. Isto tem um lado bom e outro ruim. O bom é justamente a audiência, pois quem entra aqui pelas mãos das duas musas dos marmanjos em geral, passeia também por outras informações e análises mais sérias e interessantes, a meu ver. O ruim é que amenidades e celebridades continuam ocupando a preferência de quem navega pela internet.

Resumindo: o Google leva à postagem, ela vai para o topo das populares, ganha visibilidade e mais  e mais pessoas vão acessando. Agora é torcer para que outras postagens mais sérias ganhem igual ou maior audiência. De todo modo, não tenho preconceito nenhum sobre temas. Gosto de falar de tudo por aqui.

Nenhum comentário: