terça-feira, 24 de abril de 2007

Ainda sobre Totó Paes

Participei de entrevista com o históriador Alfredo da Mota Menezes, no programa Pela Ordem, comandado pelo colega Onofre Ribeiro, na TV Assembléia. O assunto, óbvio, foi o lançamento do livro sobre a morte de Totó Paes. Sempre bom de papo e, claro, muitíssimo bem informado sobre o tema, Alfredo deu um show: entrevista muito esclarecedora, descontraída e bem-humorada.

'Carlos Lacerda'

Reproduzo comentário do leitor Carlos Lacerda (?) postado sobre o texto anterior:

"Fazer um livro sobre um personagem assim histórico tem lá sua relevância, pois, curiosidades me afloram. Espero ter a chance de ter em mãos tal obra literária, e espero que tenha o autor citado algo referente ao massacre da Baía do Garcez, esse sim creio que seria um bom tema, cujo personagem central da obra citada foi mencionado e nada acusado, mas seu irmão estava entre os envolvidos. O fato da morte de "Tótó" ou Totó creio que foi devido ao fator mais comum das mortes no estado de Mato Grosso, vingança e, óbvio, estúpidez, coisa de homem. Valeu pela dica."

Um comentário:

Anônimo disse...

Venho a público parabenizar os senhores que estão dando a devida cobertura a esta que pode ser considerada uma das principais obras sobre a História de Mato Grosso. A família Paes de Barros teve capital importância na vida econômica e política do Brasil, desde a saga bandeirantista até o fim da primeira república. A tese de Meneses poderia até ser considerada óbvia, ao relacionar os fatos locais com o nacionais da época mas tem justamente este mérito, ao colocar de lado disputas pessoais e familiares.


Cordialmente,

Marcos Cesar Lopes Barros