quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Johnny Marcus: "Estamos de olho é neeeeela"

DA SÉRIE JOHNNY MARCUS, THE EASY WRITER

Por Johnny Marcus


Eles querem o fígado dele agora e a cabeça dela logo adiante
Chico Buarque cantou: "Esse silêncio todo me atordoa/ atordoado eu permaneço atento/ pra na arquibancada a qualquer momento ver emergir o monstro da lagoa".

Tenho lido alhures e algures pessoas bem formadas e informadas repetirem o mantra da indignação: IMPEACHMENT! Vejo as fotos, os posts, os textos, e procuro mas não acho a informação mais relevante: impeachment pra quem e por quê?

Em princípio pensei em Zé Dirceu, mas o Zé já foi cassado na mesma época de Roberto Jefferson. Jefferson por quebra de decoro parlamentar por não ter conseguido provar que o mensalão (neologismo de sua criação) existiu e Dirceu porque era o chefe do mensalão que o Jefferson não conseguiu provar que existia. Ahn?!? Freud explica?

Então como instaurar um processo de impeachment contra o Zé se ele foi cassado e atualmente não ocupa nenhum cargo público? Deixe-mos o Zé de lado. O caso dele não é de impeachment - é de polícia. Os supremos ministros do Supremo Tribunal Federal decidirão a sua sorte - mesmo que para isso tenham que recorrer a uma tese de Direito... alemão.

Que tal dar um impeachment no Lula então? Mas... oh raios! O Lula é EX presidente. E daí? Luiz Inácio é a expressão máxima do petismo. Uma porretada nele e todo o partido sucumbirá. Pensa! Pensa! Pensa! Aháááá!!! Vamos produzir uma matéria de capa na revista semanal de maior credibilidade (sic) do país dizendo que ele era o chefão de tudo. Mas será necessário um acusador!!! O operador do sistema, o ex-careca Marcos Valério. Mas Valério não dá entrevistas há anos! Não precisamos dele! Vamos dizer que ele queixou-se a amigos e parentes.

Hmmm... isso está ficando interessante! Mas que parentes e amigos? Ah sei lá! Não precisa colocar os nomes deles na matéria. Vamos dizer que eles pediram pra ficar no anonimato porque têm medo de amanhecer com a boca cheia de formiga. Mas e se essa não colar? Hmmm... vamos dizer que a entrevista com o Valério foi gravada. E se pedirem para ouvir o áudio? Mas quem é que vai ter essa ideia infeliz? Se pedirem, a gente fala que vamos pensar no caso. Lembra daqueeeele outro áudio que nunca existiu também?...

Para dar um prego no Nunca Dantes, chamamos os partidos de oposição. Queeeem? Cala a boca e escuta. Eles ficam revoltados e exigem uma explicação pública imediata do petralha supremo. Mas e se alguém inventar de dizer que quem tem de explicar a produção da matéria somos nós? Rapá, veja bem, nossas matérias são incontestáveis – se publicamos, é porque é verdade.

Mas Lula não é réu da Ação Penal 470. Que Ação Penal 470? M-e-n-s-a-l-ã-o, deeer, e además, quem disse que nosso alvo é o metalúrgico? Não?!? Claaaro que não. Isso é só um ensaio pro gran finale. Conta, conta, conta. Estamos de olho é neeeeela. Ah tááááá, e como vai ser? Chamamos os milicos de pantufas, Movimento Cansei, Opus Dei, Instituto Millenium, FBI, CIA, os Mercenários? Nããoooo, esses não. Quem, quem? Apenas uma dica: já assistiu “ONZE homens e um segredo”? Pano rápido.


* Johnny Marcus é jornalista em Cuiabá. Texto extraído de post em seu perfil no Facebook.

Nenhum comentário: